quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma lente superlativa

As minhas primeiras impressões acerca da G.Zuiko OM 50mm/f1.4 foram hoje confirmadas com as primeiras fotografias sérias que fiz com ela, das quais vos mostro três exemplares. Esta é uma lente de qualidade absolutamente soberba, e já não me suscitam quaisquer reservas as opiniões segundo as quais as lentes OM estão entre as melhores do mundo. É uma lente desprovida de aberrações, de uma construção imaculada e capaz de imagens belíssimas.
Pensando um pouco, é também uma proeza tecnológica: uma teleobjectiva com uma abertura incrível e extremamente compacta não é fácil, nem barata de produzir. Que a Olympus tenha conseguido fabricar lentes desta qualidade num formato tão pequeno (embora seja uma lente substancial e pesada) é um testemunho da mestria em ópticas da marca. Que tenha adquirido esta lente nos dias de hoje, com uma qualidade intacta, também o é. E não - não vou revelar quanto paguei por ela. Só vos posso dizer que foi menos de metade do que teria pago se comprasse a lente digital 45mm/f1.8, que é um pouco menos luminosa, substancialmente maior e feita de plástico. Um bom negócio, mesmo sem focagem automática e com o custo adicional do adaptador (que foi amortizado com a compra desta que é a minha segunda OM).
A lente é composta por sete elementos em seis grupos, com um diafragma de oito lâminas (e não de seis, como é a norma), focagem manual e regulação da abertura na própria lente, num aro que a circunda, em oito stops: f1.4, f2.0, f2.8, f4, f5.6, f8, f11 e f16. Como toda a boa lente dos anos 80 que se preze, tem um calculador de profundidade de campo na sua base. A lente foca desde 45 cm até ao infinito, o que é, desde logo, uma vantagem substancial em relação à minha teleobjectiva 40-150, que obriga a uma distância mínima de 70 cm.
Montada na E-P1 com o adaptador, esta lente confere à câmara um ar sério de máquina profissional, embora seja ainda suficientemente compacta para não se tornar desproporcionada. Tal como a irmã 28mm/f3.5, esta é uma lente que dá prazer manejar: os comandos são precisos, nunca deixando qualquer sensação de folga ou construção deficiente.
Mas chega de técnica. A qualidade de imagem é simplesmente soberba. Contudo, eu não usaria a abertura máxima com muita frequência - a menos que tivesse de fotografar quase sem luz. Esta é uma lente que, pela sua luminosidade, torna o flash redundante, mas o uso da abertura f1.4 torna as cores desbotadas e a imagem plana. Aumentar a velocidade do disparo não melhora a imagem, apenas a torna mais escura por todo. A partir de f2.0, porém, as coisas começam a tornar-se interessantes: a lente tem uma profundidade de campo extremamente reduzida, o que a torna numa objectiva extremamente capaz para obter fundos desfocados e para focagens selectivas. É espantoso o que se consegue fazer com esta lente: o bokeh é simplesmente excelente, como ainda não tinha conseguido obter com qualquer das outras lentes: as formas desvanecem, deixando apenas cores suaves e diluídas. Sem dúvida que a abertura octogonal contribui para esta qualidade. A focagem do motivo desejado é incrivelmente simples e precisa, não deixando dúvidas quanto à nitidez. A reprodução das cores é belíssima, apenas sendo de ressalvar que a abertura máxima pode prejudicá-las ao produzir sobreexposição, roubando-lhes vivacidade e relevo. Fora esta advertência, as cores que esta lente capta são tipicamente Olympus: saturadas, mas não em demasia, e muito naturais e fiéis à realidade. E, sobretudo, é uma lente rápida, como já havia referido no texto anterior. Dei por mim a fotografar a mais de 1/500 num fim de tarde nublado! 
Esta é, pois, uma lente superlativa, ideal para grandes planos - embora não seja uma macro - e, sem dúvida, para retratos (uma modalidade a que ainda não me dediquei). O único lamento quanto a esta lente é não ter uma câmara que tire ainda melhor partido do seu potencial em termos de qualidade de imagem. Por muito boa que seja a E-P1, fico sempre com a sensação de que a câmara é o limite à qualidade das imagens a que esta lente pode aceder.  

Sem comentários: