quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Autodidactismo e fotografia

Há pessoas que dão enorme valor a quem aprende pelos seus próprios meios. Eu não. Os únicos casos de autodidactas a cuja obra dou valor são os de José Saramago e do pianista austríaco Alfred Brendel. José Saramago ganhou um Prémio Nobel, o que bastaria para não se discutir o seu valor; todavia, quando o leio, sinto sempre que falta qualquer coisa - quando ele escreveu num estilo mais formal -, ou que a transgressão linguística não tem bases consistentes numa escola ou corrente literária. No caso de Alfred Brendel, o autodidactismo levou-o à busca de uma expressão própria que confere uma nova dimensão ao adjectivo «rebuscado». Embora estas linhas possam levar a questionar quem é este gajo para se atrever a falar desta maneira de dois gigantes, a verdade é que me sinto mais confortável ouvindo um concerto para piano de Beethoven por Maurizio Pollini que por Alfred Brendel.
Decidi há muito que não quero ser um autodidacta na fotografia. Embora tenha aprendido muito com a leitura e a apreciação de fotografias de bons mestres, a verdade é que os meus conhecimentos de fotografia - e, em consequência, as minhas fotografias - sofrem de alguma falta de solidez e consistência. Há muita coisa que ainda não sei e que a leitura de livros de Michael Freeman não me vai ensinar. Quero ser um bom fotógrafo: depois de ter percebido que sou capaz de dominar as funções da câmara e de tirar fotos decentes, quero aperfeiçoar-me e suprir as minhas faltas de conhecimento - especialmente quanto à composição e ao enquadramento, mas também quanto a aspectos técnicos que não domino, como por ex. o controlo da medição da luz.
Percebi que não poderia evoluir muito mais sem adquirir conhecimentos consistentes, de preferência ministrados ao vivo por quem sabe muito mais do que eu; tomei, pois, a resolução de me inscrever num workshop de fotografia digital no Instituto Português de Fotografia. Não, não é a mesma coisa que um curso - não estou interessado em tornar-me num profissional -, mas vai decerto ajudar-me a perceber melhor a fotografia e a aprender o que não sei. São €130,00 por seis sessões, mas tenho a garantia que só uma boa escola pode dar (e o valor pode baixar um bocadinho se conseguir arrastar alguém comigo...) Estou morto que chegue o dia 4 de Novembro!

Sem comentários: