domingo, 11 de setembro de 2011

O melhor é começar de novo...

Conhecendo alguns dos leitores deste blogue, sei que esperam extrair daqui alguns ensinamentos de ordem prática. Muitos dos que começaram a fotografar na era digital - e eu, note-se bem, sou um destes - não têm algumas noções básicas de fotografia, uma vez que se habituaram a que a câmara faça tudo, bastando carregar no botão de disparo para obter fotografias de qualidade aceitável. Isto pode ser suficiente, dependendo do tipo de fotografia que se quer obter, mas fica muito longe do que se pode fazer quando se tem conhecimentos acerca do funcionamento da câmara e da forma como esta capta a imagem. Na verdade, diria que quem fotografa no modo automático apenas aproveita 10% do potencial da câmara.
A primeira noção a ter em conta, para compreender a fotografia, é que esta consiste em captar luz. Daqui depende uma longa série de parâmetros, como o ajuste da exposição, a velocidade do disparo, a abertura, a sensibilidade à luz do sensor ou o equilíbrio dos brancos. Apesar de, como já disse, ser possível obter boas fotografias deixando estas regulações ao critério da câmara, a verdade é que, quando o fazemos, não estamos a fotografar: estamos apenas a escolher um enquadramento. É a câmara, recorrendo às medições feitas pelo fotómetro, que está a fotografar, e não o fotógrafo. Isto pode ser perfeitamente aceitável para uns, mas não o é para outros. Decerto, captar um bom motivo é o mais importante em fotografia, mas isto, por si só, não garante que a imagem reproduza aquilo que queremos transmitir. Não é, deste modo, uma fotografia criativa. E a criatividade e expressão são o que separa a arte do mero documento e da reprodução textual de um tema.
É por estes motivos que apenas aqueles que pretendem dar expressão às imagens nutrem interesse pelo conhecimento das técnicas fotográficas. Contudo, quem sentir algum grau de satisfação pelas imagens que capta acaba, necessariamente, por querer ir mais longe e procurar expandir a sua criatividade.
Alguns poderão argumentar que o conhecimento técnico subtrai ao factor lúdico da fotografia, mas a minha experiência - que admito ser ainda demasiado curta - mostra-me que é exactamente o contrário: quanto melhor conhecemos as técnicas fotográficas, mais prazer retiramos da fotografia. É que a técnica permite expandir a criatividade, ao soltar as potencialidades do fotógrafo de modo a que este obtenha as fotografias que quer, e não as que a câmara lhe impõe. E o fotógrafo conhecedor das técnicas pode aplicá-las de modo a dar expressão às suas fotografias. E, como disse há pouco, a expressão é uma das fundações da arte.
É pois altura de me deixar de conversas técnicas e procurar fornecer sugestões simples para ajudar quem se quiser lançar na fotografia - tal como eu fiz há pouco mais de um ano atrás, embora sem ajuda. Eu sei que não sou um especialista, mas se puder inocular a alguém o vício da fotografia com o meu entusiasmo, tanto melhor...

Sem comentários: