sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fotógrafo certificado

Já não sou um autodidacta! As minhas competências - ou falta delas - estão agora certificadas. E não por uma espelunca qualquer, mas pelo Instituto Português de Fotografia.
Se é verdade que, do ponto de vista técnico, ou objectivo, fiquei com melhores conhecimentos de fotografia, também é certo que não é em cursos que se aprende a tirar fotografias subjectivamente boas. Nenhum curso pode substituir ou suprir a aptidão para captar fragmentos do espaço e do tempo. Esta é algo que se tem ou não. Nenhum workshop pode ensinar esta faculdade, que tem que ver com a mente do fotógrafo.
Contudo, é sempre bom saber que as técnicas fotográficas estão ao nosso alcance, e nem sequer são tão complicadas como se pode pensar. A frequência do workshop eliminou algumas das minhas grandes dificuldades técnicas e confirmou a validade dos conhecimentos que adquirira, quer em leituras, nas consultas da Internet ou simplesmente explorando as funções da câmara. Acho que posso dizer que, tecnicamente, sou hoje um fotógrafo melhor que era antes de 4 de Novembro.

Sem comentários: