quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A distância focal equivalente

Todas as lentes, sem excepção, têm uma distância focal, que é a distância que os raios de luz que entram na lente percorrem até a imagem focar. Fala-se em lentes de 35mm, 50mm, 18-55, 14-150, mas estes valores podem não traduzir a distância focal real quando a lente é montada numa câmara.
Com efeito, todos os fabricantes de lentes indicam a distância focal com base no padrão mais comum na era analógica: a do fotograma de 35mm, correspondente a uma área de 36 × 24 mm. É esta a referência utilizada para medir a distância focal das lentes.
Simplesmente, os sensores das câmaras digitais são, por regra, mais pequenos que o fotograma de 35mm. Como se pode ver no diagrama acima, existem diversos sensores cuja área é consideravelmente menor que a do filme de 35mm (a castanho). Isto significa que a distância focal de uma dada lente varia conforme o sensor da câmara na qual é montada. A esta variação chama-se distância focal equivalente, também denominada EFL (equivalent focal length) ou crop factor. Como importa conhecer qual é a distância focal real da lente, utiliza-se uma fórmula matemática na qual se multiplica a distância focal por um determinado factor. Apenas para referir as mais comuns, direi que, num sensor APS-C - de longe o mais utilizado nas câmaras DSLR (a vermelho no diagrama) - esse factor é de 1,5 (Nikon, Pentax, Sony) ou 1,58 (Canon). Pelo que, se montarmos uma lente com uma distância focal nominal de 50mm numa DSLR da Canon com sensor APS-C, a distância focal equivalente é de 79mm (50 X 1,58 = 79); numa Nikon, Sony ou Pentax, essa distância focal será de 75mm.
Numa câmara micro quatro terços, que usa um sensor 4/3 (a púrpura no diagrama), este coeficiente de multiplicação é 2, pelo que a mesma lente de 50mm equivale a uma lente de 100mm. Uma lente standard, ou normal, comporta-se, quando montada numa destas câmaras, como uma teleobjectiva. Nas novas Nikon 1, cujo sensor tem cerca de metade da área do padrão 4/3, esse factor é ainda maior: 2,7. A mesma lente de 50mm tem uma distância focal efectiva de 135mm. Está bom de ver que isto comporta uma vantagem - a possibilidade de fabricar lentes mais pequenas do que seria necessário no padrão 35mm. 
Na verdade, as lentes apenas funcionam de acordo com a distância focal nominal nas câmaras com sensor full frame (correspondente a 35mm ou 36 × 24 mm). Exemplos destas câmaras são as Nikon D3, as Leica M8 e M9 e as novíssimas Canon EOS 1D x. Esta equivalência é um factor que deverá ser levado em conta pelo adquirente de lentes, uma vez que a falta de correspondência entre as distâncias focais nominal e efectiva pode alterar por completo as características da lente quando montada numa determinada câmara: uma lente que, atenta a sua distância focal, pode ser considerada uma grande-angular, comportar-se-á como uma lente standard em certas câmaras, e uma lente standard pode tornar-se numa teleobjectiva. O que pode baralhar os cálculos do aspirante a fotógrafo.

2 comentários:

Anónimo disse...

"a do fotograma de 35mm, correspondente a uma área de 22,05 × 16,03mm. É esta a referência utilizada para medir a distância focal das lentes."
Sempre ouvi e li 24 x 36. Estava-se a referir ao cinema?
http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=127:bitolasformatos&catid=34:tecnica&Itemid=67
é que no cinema o fotograma não ocupa a mesma posição na película.

Manuel Vilar de Macedo disse...

Tem razão. Foi lapso meu. A área do full frame é 36x24. Obrigado pela correcção.