Lente grande-angular |
Vamos começar por aqui: o que é a distância focal?
A distância focal é aquela que os raios de luz que entram na lente percorrem até focar. Isto tem, desde logo, a implicação de o ângulo de visão ser tanto menor quanto maior for a distância focal, uma vez que, quanto mais curta for a distância, maior será a quantidade de luz projectada sobre o sensor, tornando a imagem mais larga. É por este motivo que o ângulo de visão diminui à medida que aumenta a distância focal: de uma lente fisheye de 8mm, com o seu ângulo de 180º, até aos 2º de uma 1200mm (ver diagrama abaixo). É também por este motivo que as lentes grande-angulares têm, em regra, aberturas maiores que as teleobjectivas.
Isto significa que a construção das lentes varia conforme a distância focal, sendo, por regra, tanto maiores quanto maior for a distância focal. O leigo pode ser tentado a pensar que uma lente grande-angular é uma lente fisicamente grande, pela inclusão deste adjectivo na denominação, mas esta noção não corresponde à realidade. As lentes grande-angulares são grandes quanto ao ângulo de visão; fisicamente, estão entre as mais pequenas. Há excepções: há lentes grande-angulares que, para evitar a distorção causada pelo ângulo amplo (i. e. para evitar o efeito de curvatura das fisheye), são construídas com um número maior de grupos ópticos, o que aumenta o seu comprimento. Um dos melhores exemplos desta construção é a nova Olympus 12mm/f2.0.
Teleobjectiva com zoom |
Em termos práticos, tudo isto resulta numa especialização do uso das lentes. Quando, por ex., se fotografam paisagens, as lentes indicadas são as grande-angulares, uma vez que só estas permitem obter uma largura da imagem conforme ao enquadramento pretendido. As grande-angulares têm o efeito de favorecer a sensação de profundidade, uma vez que tendem a fazer convergir as linhas direitas em diagonais. Por vezes vejo gente tentando fotografar paisagens com teleobjectivas, o que é um erro: antes de mais, porque estas lentes têm ângulos de visão reduzidos, pelo que são incapazes de exprimir a sensação de amplitude no plano horizontal; depois, porque comprimem a imagem em profundidade, diminuindo as dimensões relativas entre os motivos mais próximos e os mais distantes. Por muito paradoxal que isto possa parecer, a dimensão da imagem de uma teleobjectiva é menor que a de uma grande-angular; embora a teleobjectiva amplie o motivo focado, fá-lo à custa das dimensões de largura e de profundidade.
Lente zoom 18-135 |
Deste modo, o ideal é termos lentes de distância focal fixa para cada aplicação. Simplesmente, isto não é muito prático e, a menos que planeemos as nossas sessões fotográficas de modo a usar apenas uma ou duas lentes, teremos de estar preparados para mudar rapidamente as lentes - este é um procedimento que tem de ser o mais rápido e preciso possível, de maneira a que não entre sujidade no compartimento do sensor - ou aceitar os compromissos de qualidade da imagem que os zoom implicam. Quando experimentei a lente 14-42, senti-me intensamente frustrado com uma lente que é demasiado lenta para grande-angular e que induzia os piores defeitos das teleobjectivas nas distâncias focais mais longas. Foi nesse dia que compreendi por que razão os entendidos gostam tanto de lentes prime.
Há, à custa desta especialização, uma quantidade incrível de tipos de lentes no mercado. O ideal é simplificar, sem contudo cair na asneira de pensar que uma zoom pode ser uma solução 2 em 1. O ideal é ter uma grande-angular (à volta de, digamos, 25mm), uma lente «normal» - cerca de 50mm - e uma teleobjectiva, sempre que sentirmos a premência de fotografar aves ou fazer retratos. Esta selecção chegará para manter o fotógrafo satisfeito - pelo menos por algum tempo...
Há, à custa desta especialização, uma quantidade incrível de tipos de lentes no mercado. O ideal é simplificar, sem contudo cair na asneira de pensar que uma zoom pode ser uma solução 2 em 1. O ideal é ter uma grande-angular (à volta de, digamos, 25mm), uma lente «normal» - cerca de 50mm - e uma teleobjectiva, sempre que sentirmos a premência de fotografar aves ou fazer retratos. Esta selecção chegará para manter o fotógrafo satisfeito - pelo menos por algum tempo...
Sem comentários:
Enviar um comentário