domingo, 16 de outubro de 2011

Uma exposição fascinante

Vão ao palacete dos Andresens ver a exposição que está lá instalada, com a biografia e algumas fotografias de Harold Edgerton! O quê? Ainda estão aí a ler isto? Vão já! Imediatamente! Nem sabem o que perdem se não forem!
Agora com mais calma e sem ultimatos: está patente na Casa Andresen, sita à Rua do Campo Alegre, 1191, Porto, uma exposição de fotografias de Harold Edgerton (1903-1990). Harold Eugene «Doc» Edgerton era, antes de mais, um cientista e inventor que estudou e experimentou a luz estroboscópica e aperfeiçoou a sua sincronização com a velocidade de disparo - por vezes superior a milionésimo de segundo! - para obter imagens «congeladas» de movimentos tão rápidos que são imperceptíveis a olho nu. Foi dele a primeira fotografia de uma gota de leite caindo e formando um diadema, que mais tarde todos copiaram. E que dizer da foto abaixo?
A exposição dura até 8 de Janeiro de 2012, e pode ser visitada de Quarta a Domingo, entre as 14h30 e as 18h30. As fotografias expostas são fascinantes. Qualquer pessoa com um mínimo de interesse em fotografia - ou mesmo apenas com um pouco de curiosidade científica - devia visitá-la. Não vou dizer que vale a pena, porque esta fórmula não é suficiente para descrever o que vão ver: é antes uma experiência única e enriquecedora!
E, no fim, sempre podem ir até ao Jardim Botânico, que é mesmo nas traseiras do palacete, ver onde eu tiro as minhas fotos de flores com bokeh...

Sem comentários: