quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Classificação das lentes

Através dos dados do Blogger, tenho verificado que existe um interesse considerável pelo conhecimento dos diversos tipos de lentes. Apesar de já ter versado este tema, tentarei, neste texto, oferecer uma sistematização das lentes, de acordo com os critérios mais importantes: a distância focal, o ângulo de visão e o tipo de construção.
A distância focal é o espaço que a luz que penetra na lente percorre até obter a focagem. Esta distância pode ir de valores tão baixos como 7mm até acima de 1000mm. Conforme estes valores, as lentes podem ser divididas em três grandes grupos: grande-angulares, normais e teleobjectivas.
Grande-angular de distância focal fixa

1. Grande-angulares

As grande-angulares são, como o nome indica, lentes que conjugam uma distância focal reduzida - aproximadamente entre 7 e 35 mm - com um ângulo de visão amplo (e nós sabemos que o ângulo de visão varia na proporção inversa da distância focal). São lentes que produzem ângulos de visão extremamente amplos, produzindo, em consequência, linhas diagonais fortes e com tendência a convergir. As grande-angulares compreendem uma subdivisão: as ultra-grande-angulares, na qual se compreendem as distâncias focais entre 6 e 18mm, categoria na qual se incluem as lentes fish-eye, que, pelo seu ângulo de visão extremo, acentuam a curvatura das linhas horizontais e verticais, produzindo efeitos que podem ser extremamente interessantes, mas cuja utilidade é residual.
As lentes grande-angulares são indicadas para paisagens e fotografias de arquitectura e interiores, ou sempre que se pretenda obter ângulos de visão extensos. São também ideais para prover uma sensação de envolvimento do espectador com a imagem. As grandes-angulares produzem distorção da imagem na forma de divergência das linhas verticais e horizontais, a que vulgarmente se chama distorção de barril, uma aberração óptica que é tanto mais pronunciada quanto menor é a distância focal.
Zoom standard 18-55

2. Standard

As lentes normais, ou standard, abrangem distâncias focais entre os 35mm e os 70/80mm. Estas distâncias focais são aquelas que têm maior similitude com a forma como o olho humano vê os objectos, sendo pacífico que a distância focal mais próxima da visão humana é a de 50mm. São aptas para a fotografia de rua e para uma utilização mais geral e são as mais isentas de aberrações geométricas.

3. Teleobjectivas

As teleobjectivas são todas as lentes de distância focal superior a 70-80mm. Estas lentes caracterizam-se por a sua dimensão física ser inferior à distância focal. As teleobjectivas comprimem a perspectiva e têm ângulos de visão reduzidos, e a sua utilidade pode ir desde o retrato e a fotografia de close-ups até à captação de motivos distantes, que com as outras lentes surgiriam em dimensões reduzidas.
As teleobjectivas apresentam alguns problemas com os quais o fotógrafo deverá estar preparado para lidar. Antes de mais, são lentes cujos valores máximos de abertura são, por regra, demasiado diminutos. São lentes concebidas para fotografar com as maiores aberturas possíveis, o que significa que a sua profundidade de campo é reduzida. Para manter uma focagem nítida ao longo de toda a imagem, estas lentes requerem aberturas reduzidas, o que implica velocidades de disparo igualmente baixas. Isto, acrescido ao volume de algumas teleobjectivas, significa que é difícil obter imagens nítidas, exigindo o uso de tripé para que não existam efeitos de arrastamento provocados pelo tremor das mãos. Quanto às aberrações ópticas, as teleobjectivas, nas distâncias focais mais longas, tendem a produzir distorção convergente, em que o centro das linhas horizontais e verticais convergem para o interior da imagem.


Teleobjectiva de distância focal variável (zoom)
As lentes podem também ser divididas em dois grandes grupos de acordo com o seu tipo de construção: lentes de distância focal fixa (ou prime) e variável (zoom) Existem lentes grande-angulares de distância focal fixa e de distância focal variável, lentes normais de distância focal fixa e de distância focal variável e teleobjectivas de distância focal fixa e de distância focal variável. Contudo, enquanto nas lentes grande-angulares a regra é serem de distância focal fixa, a distância focal variável é a regra para as teleobjectivas, sendo relativamente raras as teleobjectivas de distância focal fixa.
Quanto às lentes normais, ou standard, é frequente que sejam de distância focal variável, não sendo raras aquelas cujo zoom lhes permite comportarem-se como grandes-angulares na distância focal mínima e como teleobjectivas na distância máxima, mas estas lentes conjugam os problemas comuns às grandes-angulares e às teleobjectivas, apresentando distorção divergente nas distâncias focais curtas e convergente nas distâncias longas. Além disso, é extremamente difícil fabricar lentes desta natureza com aberturas grandes, pelo que estas standard zooms costumam ser lentas, obrigando a usar aberturas grandes de maneira a obter velocidades de disparo decentes para evitar o arrastamento dos motivos causado pela instabilidade no manuseamento do conjunto câmara - lente.
Devo dizer - embora esta seja uma preferência estritamente pessoal - que as lentes de distância focal fixa são mais agradáveis de usar que as zoom. Nestas a regra é o valor mínimo de abertura aumentar à medida que se seleccionam distâncias focais superiores, o que introduz algumas dificuldades na focagem - mesmo na focagem automática. E, dada a sua dimensão, tornam-se difíceis de estabilizar, levando frequentemente à obtenção de arrastamentos por falta de firmeza ao segurar a câmara com essas lentes montadas.
Lente catadióptrica 500mm
Um último parágrafo para referir alguns tipos especiais de lente: para além das fish-eye, que são ultra grandes-angulares com uma distorção óptica exacerbada, existem ainda as lentes macro, que ampliam motivos muito para além da capacidade de visão humana, as lentes de plano focal variável (que podem ser movidas nos planos vertical e horizontal), que compreendem as tilt and shift e as lentes de fole, e as lentes catadióptricas, que, à semelhança dos telescópios, aumentam a distância focal com recurso a espelhos internos - com o inconveniente de, por terem um disco reflector no centro da lente, fazerem surgir círculos na imagem quando a profundidade de campo é reduzida. Têm, contudo, a vantagem de permitir grandes distâncias focais em lentes relativamente compactas.

Sem comentários: