sábado, 16 de julho de 2011

Filtros

Filtros na era do Photoshop? Mas este gajo vive no passado, ou quê? Os filtros não eram aqueles vidrinhos que os fotógrafos dos anos 20 do século passado punham numa ranhura para alterar a tonalidade das fotos?
Filtro Hoya de 58mm
Com efeito, este é o género de perguntas que a palavra "filtros" pode suscitar quando se fala de fotografia. A verdade é que os filtros são de grande utilidade, e podem oferecer uma enorme liberdade criativa ao fotógrafo. Não me refiro aos filtros coloridos - as câmaras digitais tornam-nos inúteis, uma vez que têm software incorporado que produz o mesmo efeito -, mas a um tipo particular de filtros: os polarizadores. Esta semana decidi experimentar esta espécie de filtros, adquirindo um para a lente zoom, e os resultados foram de tal maneira encorajadores que acabei por comprar outro para a lente de 17mm (acreditem que não foi fácil encontrar este último...).
Não, não é uma lupa: é um filtro de 37mm
O filtro polarizador serve, antes de mais, para atenuar ou eliminar reflexos que provoquem a sobre-exposição da fotografia por excesso de luz. Serve, também, para aumentar o contraste e a nitidez da imagem em determinadas condições atmosféricas: o objectivo que me levou a experimentar estes filtros foi ter reparado que, nas minhas fotografias de paisagens, surgia uma espécie de névoa, provocada pelas condições meteorológicas, que diminuía a nitidez e o contraste das fotos - em particular a grandes distâncias. Pois bem - os filtros polarizadores resolvem todos estes problemas, aumentando o contraste, a nitidez e a saturação das cores.
Claro - replicarão alguns - que não vale a pena estar com essa trabalheira quando se pode fazer o mesmo no Photoshop. E eu treplico: 1) Eu tenho prazer em fotografar; a fotografia requer paciência e atenção ao pormenor e implica a busca dos meios técnicos mais eficazes para obter boas imagens com a câmara; 2) Eu gastei cerca de €60 com os filtros, ambos de alta qualidade; o Ps ficaria bem mais caro; 3) fotografar é mais divertido que estar à frente de um computador. Eu trabalho todos os dias úteis com um computador; a fotografia permite-me escapar-lhe de vez em quando. Sabe Deus o que me custa esperar que as imagens sejam descarregadas - quanto mais estar horas a manipulá-las!
Os filtros polarizadores são apenas uma espécie dentro de um género bastante vasto: há também filtros UV, que apenas servem para filtrar os raios ultravioletas e proteger a lente (curiosamente, ambos os meus filtros bloqueiam também os raios UV), há os filtros de densidade neutra e, dentro desta categoria, os gradientes (1). No caso dos filtros polarizadores - os que me interessam directamente porque me permitem resolver um problema concreto com que me deparei ao fotografar -, estes permitem escolher o nível de polarização, que pode ser mais ou menos intensa; a selecção é feita através de um aro rotativo que, no caso do filtro de 37mm, tem uma pega minúscula que lhe dá o ar de uma pequena lupa.
Vejamos, agora, qual o efeito destes filtros na fotografia: com o consentimento do lojista que me atendeu, tirei duas fotografias do interior da loja onde, depois de muitas buscas, consegui encontrar um filtro tão minúsculo e raro (37 mm); uma delas foi tirada sem o filtro, a outra com ele:
 Como vêem, as diferenças são mais que subtis. Na fotografia com filtro a tonalidade é mais neutra - mas note-se que é necessário ajustar a abertura para compensar a luminosidade - e os reflexos, visíveis no chão na foto da esquerda, são fortemente atenuados. Prometo que vou mostrar comparações com fotos melhores no futuro, mas para já dá para ter uma ideia do efeito do filtro polarizador.
Com acessórios destes, quem precisa do Photoshop?
_______________
(1) Para saber mais sobre os vários tipos de filtros, v. Joel Santos, Foto Grafia, Ed. Centro Atlântico, pp. 187-199

Sem comentários: