domingo, 17 de julho de 2011

Fim-de-semana fotográfico

Este fim-de-semana foi muito enriquecedor em matéria fotográfica. Para além da compra do filtro de 37mm, houve ainda duas aquisições muito satisfatórias.
A primeira (por ordem de importância) foi a instalação, de graça, do novo software de edição de imagem da Olympus, o Viewer 2. Em relação ao que vinha usando (Olympus Master 2), o Viewer traz extras como a redução do ruído, o ajuste de inclinação (que era o único uso que dava ao Gimp 2.6) e a função unsharp mask. Outras funções que já constavam do Master 2 foram ampliadas: a correcção da distorção, por exemplo, corrige a distorção trapezoidal e a de paralelograma. Isto significa que posso corrigir uma imagem muito para além daquilo que o Master 2 tinha para dar, e que não preciso de abrir o Gimp para endireitar fotos. O que quer dizer que ainda sinto menos necessidade do Photoshop...
A outra novidade foi a aquisição de um saco novo para as minhas coisas de fotografia.  Chegara à conclusão que andar com o saco pequeno num ombro e com o tripé noutro era tudo menos prático, por isso decidi-me a comprar uma mochila que me permitisse transportar também o tripé. Mais uma vez a escolha foi para um Lowepro, neste caso o SlingShot 102. Para além de facultar o transporte do tripé em conjunto com o resto do equipamento, tem ainda espaço de sobra para material que venha a comprar no futuro. Não que não esteja satisfeito com o que tenho, mas é sempre bom saber que, se sentir necessidade de adquirir mais qualquer coisa, tenho onde a guardar. Bem acomodada e à prova de choque. Passe a publicidade!
Claro que o material é importante, mas é absolutamente secundário. Um dia destes vou escrever um texto profundíssimo sobre a prioridade do ver em relação ao equipamento, mas por enquanto o que me interessa dizer é que fiquei bem mais orgulhoso das fotografias que tirei no Sábado de manhã do que de todas as coisas que mencionei. A verdade é que tirei uma das fotografias mais satisfatórias da minha carreira (?) de amador da fotografia. Esta:
Não imaginam a satisfação que senti ao ver esta fotografia surgir no Viewer 2 depois de a descarregar da câmara. A expressão da criança é maravilhosa, o olhar da rapariga é fascinante, o enquadramento saiu muito melhor do que esperava. Cartier-Bresson tem a Derrière la Gare de St. Lazare, Robert Doisneau tem aquela do beijo junto ao Hotel de Paris, Robert Capa a do soldado republicano a levar um tiro, Alberto Korda a do Che - e eu tenho esta! É a minha obra-prima. (Não, não me estou a comparar a nenhum daqueles monstros da fotografia...)
E hoje, Domingo, 17 de Julho de 2011, entretive-me a tirar fotografias conceituais na Casa do Infante, aqui no Porto. O álbum que criei no Facebook pode ser visto aqui. Não, nenhuma das fotografias deste álbum me deu a satisfação daquela que tirei na rua que, para mim, será sempre a de Santo António - mas fiquei contente com os resultados.

Sem comentários: