sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como fotografar em M na Olympus Pen E-P1

Os tipos que conceberam a Olympus Pen E-P1 (e a E-P2, que não é mais que uma evolução da primeira) pensaram em pormenores que, parecendo insignificantes, são contudo de uma utilidade enorme. É o caso do duplo comando que surge no painel posterior da câmara, um no canto superior direito (assinalado a vermelho), outro no lugar onde se encontra o selector de funções, em baixo, do lado direito (a azul).
Estes comandos são extremamente práticos: o comando principal (azul) é uma roda que envolve o selector em cruz. Este comando pode servir uma multiplicidade de funções, sendo configurável pelo utilizador em cada um dos modos de exposição avançados (PASM). Nos ensaios que li na Internet, quase toda a gente se queixou que era muito fácil accionar outros comandos por engano ao rodá-lo, mas eu, que até nem tenho uns dedos especialmente finos ou pequenos, nunca senti esse problema: o comando responde extremamente bem e é fácil e rápido de actuar. E, nas DSLR, é preciso subir muito na gama de preços para encontrar comandos rotativos como este...
O outro comando, o secundário (a vermelho na imagem acima), é um pequeno cilindro metálico extremamente bem pensado do ponto de vista ergonómico e que se caracteriza pelo seu accionamento preciso - embora, nos primeiros dias, se apresente um pouco perro. Normalmente - i. e. no modo P -, este comando actua sobre a compensação de exposição, embora seja possível configurá-lo para outras funções. Quando se visualizam fotografias no ecrã, o comando secundário serve para ampliar a imagem (rodando para a direita) ou para apresentar as imagens sob a forma de miniaturas.
O uso destes dois comandos torna a tomada de imagens no modo manual - que, normalmente, pode assustar o neófito - numa operação de uma simplicidade quase desconcertante: o utilizador pode configurar o selector primário e o secundário para regular a abertura e a velocidade de disparo sem ter de premir botões ou navegar por menus complicados. No meu caso, uso o selector primário para a velocidade do disparo e o secundário para regular a abertura.
É relativamente simples configurar estes comandos: basta, usando o botão direito do selector em cruz para navegar pelo menu, seguir o esquema
MENU>DEFINIÇÕES>BOTÃO/SELECTOR>FUNÇÃO SELECTOR>M>
(em que DEFINIÇÕES é o penúltimo ícone da barra vertical do lado esquerdo, representado por duas rodas dentadas).
Depois é escolher uma de duas opções: ou se põe o selector primário a regular o valor f e o secundário a velocidade do disparo, ou vice-versa.
Como vêem, nada podia ser mais simples. Eu devo dizer que, nos dias que precederam a compra da minha E-P1, receei que o seu uso fosse demasiado complicado (a Pen E-P1 é, na verdade, uma DSLR E-30 sem espelho e pentaprisma) e pudesse demorar meses a aprender a usá-la, mas os meus receios eram infundados. Quando comecei a usá-la, tudo se tornou simples logo nos primeiros dias. Usar a E-P1 é simples e intuitivo - desde que se use o chamado super painel de controlo, e não o complicadíssimo sistema de menus do live view.
Agora não têm desculpas para não fotografar no modo M...

Sem comentários: