terça-feira, 21 de junho de 2011

PASM, parte 3

Eis o que acontece com velocidades de disparo lentas
 3. Modo S (Shutter): Prioridade ao disparo

Através deste comando, que nas Canon e Pentax se chama Tv (Time value), o fotógrafo controla a velocidade do disparo e o fotómetro escolhe a abertura apropriada. A velocidade do disparo é controlada pelo obturador, que determina a quantidade de luz que o sensor vai registar na imagem. É, deste modo, o tempo durante o qual o diafragma vai ficar aberto para deixar entrar a luz que comporá a imagem.
É natural, dada esta explicação, que exista uma relação entre a abertura e a velocidade do disparo. Em regra, quanto maior for a abertura, menor será a velocidade do obturador. Quando se fotografa à noite, a abertura deve ser grande (número f reduzido) e a velocidade do disparo lenta; inversamente, para congelar instantâneos com rapidez, opta-se por uma abertura pequena e uma velocidade de disparo elevada.
A velocidade do disparo pode ir desde tempos quase instantâneos (algumas câmaras vão até 1/4000, embora o máximo, em câmaras normais, seja de 1/250) até velocidades da ordem dos vários segundos. Existe até um modo Bulb, pelo qual o diafragma se mantém aberto indefinidamente.
A dificuldade do neófito estará em seleccionar a velocidade mais adequada para cada exposição. A regra elementar é a de escolher uma velocidade elevada para movimentos rápidos e lenta para condições de pouca luminosidade, mas pelo meio há um sem-número de circunstâncias que podem baralhar este raciocínio. É o que acontece quando se quer fotografar motivos rápidos em condições de escassa luminosidade. Determinar a velocidade correcta no modo S não é simples e requer bons conhecimentos das técnicas de fotografia.
Contudo, seleccionar a velocidade pode ser divertido: é o que acontece quando se quer obter efeitos de arrastamento de luz, como o que surge na imagem acima, ou imagens de pessoas ou objectos desfocados, criando uma sensação de movimento rápido por contraste com o fundo, que permanece focado.
Quando se usam velocidades lentas há que ter em conta que, devido ao elevado tempo em que o diafragma permanece aberto, todo e qualquer movimento da câmara será registado como uma distorção. É essencial, para que a imagem não saia tremida ou desfocada, usar um tripé, mas não basta: é ainda necessário usar um disparador remoto ou o temporizador da câmara. É muito simples: selecciona-se o tempo do disparo (no caso da Olympus E-P1 pode ser de 2 ou 12 segundos), carrega-se no botão do disparo e espera-se que a máquina dispare sozinha. Tocar na máquina durante este tempo, ou enquanto o diafragma está aberto, é estritamente proibido!

Sem comentários: