sábado, 19 de maio de 2012

A maldição dos céus brancos

É uma coisa que me irrita, mas está sempre a acontecer: tento fotografar qualquer coisa com o céu como fundo e muita luminosidade, por a luz solar estar a incidir fortemente. A câmara pode decidir-se por fazer a medição da luz no céu, que fica exposto correctamente, mas o objecto fica sombreado. Ou este fica correctamente exposto e o céu fica branco. Seja qual for a escolha do bendito do fotómetro, a fotografia não vai ficar homogeneamente exposta. O mais provável é que queiramos reter o pormenor do objecto, caso em que o céu vai inevitavelmente ficar branco.
Uma das soluções possíveis é o uso da medição pontual, mas esta vai apenas medir a luz num pequeno ponto da imagem, o que nem sempre resolve o problema - a menos que queiramos deliberadamente privilegiar uma área da imagem. (A medição pontual é a maneira ideal de obter silhuetas.)
Há uma alternativa, que não sei porquê uso muito pouco, mas que experimentei hoje mesmo com bons resultados: o botão AE-L (auto exposure lock). Este botão não está ali só para complicar ainda mais a vida ao pobre do fotógrafo: ele bloqueia a exposição, de maneira a que possamos usar a exposição medida numa dada área em toda a imagem. Por exemplo apontando a câmara para o céu, de maneira a que o fotómetro meça a luz e determine a exposição correcta para aquela área, e depois reenquadrando a imagem de modo a abranger o objecto que se quer fotografar. Como se usa? Simples: aponta-se a câmara à área que queremos que fique bem exposta, regulamos a exposição (o que nem sequer é necessário se fotografarmos nos modos S ou, sobretudo, no A), premimos o botão AE-L e disparamos, mantendo o botão AE-L premido em simultâneo. E resulta: nas fotografias que fiz hoje usando esta função, a imagem ficou correctamente exposta por todo, sem que o fotómetro privilegiasse uma das áreas da imagem em detrimento de outra.
Isto é bastante mais simples do que seleccionar a medição pontual, e pelos vistos é bastante eficaz. É fantástico descobrir que, ao fim de um ano, ainda estou a descobrir e a aprender funções da câmara... 

3 comentários:

grouchomarx disse...

O meu AEL basta premir 1x, não é preciso premir continuamente. Por acaso uso às vezes mas não muito, o que tenho sem é EV-1/3 na camara, já à conta do céu...
grouchomarx

Anónimo disse...

Não entendi. Disse tudo mas não falou nada.
O AE-L não bloqueia a exposição apenas para que possamos reenquadrar a cena?
Quer dizer que se eu medir a luz do céu posso travar a Exposição deixando as nuvens nítidas, depois apontar para o assunto e medir a luz no assunto que ficaria escuro?
Mas o céu não voltaria a ficar branco se eu ajustar a medição para o assunto escuro?

Manuel Vilar de Macedo disse...

Eric, leia outra vez. O que escrevi é suficientemente claro. Não tenho culpa que as pessoas não façam um esforço para entender.