quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Flash

Não era para o comprar - o tipo de fotografia que faço não o exige -, mas, desde hoje, tenho um flash. Mais precisamente o Olympus FL-14. Comprei Olympus a despeito do Olympusgate porque a) os trabalhadores, designers e engenheiros da Olympus não têm culpa nenhuma dos desmandos dos membros do conselho de administração, b) o que a Olympus Imaging Corporation menos necessita, neste momento, é ver os consumidores a fugir em debandada e c) o FL-14 é lindíssimo. Esta última razão é certamente a menos ponderosa, e, na verdade, o que eu queria era o FL-300R, que é mais barato e mais poderoso que o FL-14, mas ainda não chegou a Portugal (por que é que é tão difícil comprar material da Olympus aqui?) e eu precisava do flash até à próxima sexta-feira, dia 18, porque a sessão do workshop desse dia vai ser acerca do uso do flash. É possível que este facto tenha apenas apressado a minha decisão de comprar o flash, já que a sua aquisição foi sempre uma hipótese que nunca excluí.
O FL-14 é minúsculo, o que me proporcionou a mesma sensação que já tivera quando peguei pela primeira vez na minha E-P1, mas é bem construído (o corpo é maioritariamente de metal), é cheio de estilo e fica a matar montado na E-P1 - o que não espanta, pois foi concebido para complementar esta câmara. É extremamente simples de operar, tem o modo TTL (Through The Lens) e é razoavelmente forte - tanto ou um pouco mais que os flashes incorporados nas DSLR. O seu número de guia (depois explico o que isto é) é apenas GN14, o que é fraquinho para um flash externo mas é mais forte do que os da maioria das câmaras DSLR (que é, normalmente, por volta dos GN12). E é certamente melhor que os flash incorporados nas outras PEN.
Apesar de já o ter experimentado, e de os resultados me terem parecido aceitáveis, não posso fazer nenhuma recensão sobre ele pelo simples motivo de não ter experiência prévia com o uso de flashes. As fotografias que tirei ficaram mais ou menos bem iluminadas, mas não as publico aqui porque foram apenas experiências em casa, sem preocupação com os motivos. Mas, para ilustrar a diferença que o uso do flash pode fazer, mostro-vos duas imagens recolhidas da Internet:

Desculpem, não resisti...

Sem comentários: