quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Abertura e distância focal equivalente

Há um mito acerca do equipamento fotográfico que importa destruir: já referi neste blogue que, na generalidade das câmaras digitais, a distância focal indicada na lente não corresponde à efectiva quando montada na câmara: a distância focal da lente tem, deste modo, de ser multiplicada por um coeficiente que varia conforme o tamanho do sensor: numa câmara com sensor APS-C, esse factor é 1,58, pelo que uma lente de 50mm terá uma distância focal efectiva de 79mm; a mesma lente, numa câmara com sensor 4/3 como as Olympus Pen e DSLR, terá 100mm, porque o coeficiente que dá a distância focal efectiva é 2.
Até aqui tudo bem. Já toda a gente sabe isto. Contudo, há quem entenda que este coeficiente também se aplica à abertura, pelo que uma abertura de, digamos, 2,8 equivalerá, numa câmara micro 4/3, a uma abertura efectiva de 5,6.
Isto é uma tolice que alguém completamente desinformado meteu na cabeça e divulgou pela Internet, generalizando uma ideia que é completamente errada. A distância focal é uma coisa, a abertura é outra. A discrepância entre a distância focal da lente e a distância equivalente é causada pela diferença de tamanho entre os vários tipos de sensor e o filme de 35mm que ainda é usado como referência para definir a distância focal. Como a maioria dos sensores é mais pequena que o formato 35mm, a lente tem a sua distância focal aumentada de forma inversamente proporcional ao tamanho do sensor: quanto menor este for, maior é o coeficiente de multiplicação que permite obter o valor da distância focal equivalente. Este fenómeno tem que ver com a forma como a luz que entra pela lente é projectada no sensor, que visualizará uma imagem mais reduzida que aquela projectada sobre o filme de 35mm ou um sensor full frame (ver imagem acima). 
A abertura é uma característica própria da lente, com a qual a câmara - ou, mais especificamente, o sensor - não interfere. A abertura traduz a quantidade de luz que entra através da lente, e que é controlada pelo diafragma. Ora, a abertura ou fecho do diafragma é um processo mecânico sobre o qual o tamanho do sensor não tem qualquer influência. Todos os sensores, independentemente do seu tamanho, captam a mesma quantidade de luz em igualdade de circunstâncias. Uma abertura de 2,8 é uma abertura de 2,8 numa compacta ou numa Nikon D3x, porque a quantidade de luz que atinge o sensor é idêntica.
O problema é que disparates como estes podem surgir em análises críticas de equipamento. Hoje em dia qualquer pessoa abre um website e faz crítica de fotografia, mesmo que lhe faltem as bases para tanto. Eu também tenho um blogue em que escrevo sobre fotografia, e posso eventualmente escrever um ou outro disparate, mas neste caso da «abertura equivalente» estou absolutamente seguro do que escrevo: embora já soubesse a resposta, confirmei esta questão com um formador do Instituto Português de Fotografia. Preferia não o ter feito e ter mantido a minha opinião por confirmar, porque o formador olhou-me como se eu tivesse feito a pergunta mais estúpida do século, mas tinha de ter a certeza - mesmo suportando o embaraço de formular uma questão ridícula.
Não, a abertura não varia conforme o tamanho do sensor. Não existe uma «abertura equivalente».

Sem comentários: