segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A FotoDigital e eu

José Antunes é um fotógrafo que tomou em mãos uma missão: manter um site português de fotografia na Internet. Como possivelmente seria de esperar num país onde os programas especiais de passagem de ano das televisões mais vistas são galas de concursos rascas, não é nada fácil a tarefa a que José Antunes se propôs.
Repare-se que não há exactamente falta de sites sobre fotografia: do Digital Photography Review até aos inúmeros blogues, passando pelos sites de rumores sobre as últimas novidades em fotografia, o que não falta é informação; o problema é que esta existe em todas as línguas menos em português (pelo menos em português de Portugal, porque o Brasil tem uma abundância considerável de sites e blogues de fotografia).
Aqui em Portugal parece ser difícil alguém dedicar-se à fotografia. Noto, por vezes, que quando monto o tripé para fotografar, algumas pessoas olham para mim como se fosse algum lunático (ou então pensam que sou um agrimensor que vai montar um teodolito...). Este blogue, embora tenha a desculpa de ser recente, tem mais gente a sacar imagens do que a consultar os textos, e os consultantes, na sua maioria, são brasileiros. Numa palavra: a fotografia não é muito popular em Portugal. Como tudo o que não se integra nos gostos das multidões, está condenada a ser residual e de nicho e a ser olhada como uma excentricidade, ou uma perda de tempo e de dinheiro (pois se todos podem tirar fotografias fantásticas com os seus telemóveis...)
É por isto que simpatizo com o projecto de José Antunes. Precisamente por ter a coragem de cultivar uma arte num país que tende para a bestificação. É este o motivo que me leva a apoiar a FotoDigital, apesar de sentir que esta revista online podia ser ainda mais informativa e ter mais conteúdos para iniciados - mas aqui estamos perante um ciclo vicioso, porque sem apoios o site não pode expandir-se e oferecer mais. E já muito faz J. Antunes. Quem dá o que pode a mais não é obrigado.
Por tudo isto, não tenho dúvidas em recomendar este site. E vou ainda mais longe: exorto todos os que têm um gosto genuíno por fotografia a que o divulguem, apoiem e se tornem Amigos da FD.

Sem comentários: