terça-feira, 27 de março de 2012

Adeus, Vivitar

Vou ter de me desfazer da minha superteleobjectiva, a Vivitar OM 75-300/f4.5-5.6. Apesar de ser uma lente extraordinária, não tiro partido dela. Apesar de estar como se fosse nova, é simplesmente demasiado grande e pesada para a minha câmara. Conseguir fotografias nítidas segurando a câmara com as mãos é praticamente impossível, mas nem mesmo o tripé ajuda: precisava de uma peça que nunca consegui encontrar - um anel de fixação - para a usar convenientemente. Este anel permitiria fixar directamente a lente ao tripé, mas é impossível encontrar uma peça destas. Com a fixação normal, a lente entra em vibração mal lhe toco, o que torna a focagem extremamente difícil. Pior ainda, faz ceder o painel dianteiro da câmara, que obviamente não foi concebida para lentes daquele peso e tamanho. E, se usar a câmara na vertical, o peso da lente faz a câmara descair!
Deste modo, vou pô-la à venda. Espero que vá parar às mãos de alguém que consiga tirar partido dela - alguém que tenha uma DSLR da Olympus ou o tal anel de fixação que nunca consegui encontrar. Tenho pena, porque, pelas experiências que fiz com ela, fiquei muito bem impressionado - mas, nas minhas condições, é um peso morto. Literalmente. Não posso usá-la, não tem nenhuma serventia para mim.

Sem comentários: