domingo, 5 de agosto de 2012

Eu e a Foto Digital

Durante muito tempo fui um apoiante da Foto Digital (http://fotodigital-online.com/). Era o único website português com interesse para um amador que, como eu, quer aprender tudo o que há para aprender sobre fotografia. Durante muito tempo troquei e-mails com o seu administrador, José Antunes, sempre com o cuidado de não ser maçador e de ser construtivo, e sem intenção de o aborrecer com perguntas do género «que abertura é que se usa para fotografar assim ou assado?», ou «que câmara é que me aconselha?». Nunca o fiz, mas verdade seja dita que recebi sempre conselhos úteis, tendo chegado a imaginar que, se viesse a conhecer J. A. pessoalmente, para além da sua projecção virtual na Internet, poderia tornar-me seu amigo - real, e não virtual como são, na sua maioria, os «amigos» do Facebook e dessa praga absurda que são as «redes sociais».
Contudo, notei que, desde há algum tempo, os artigos da Foto Digital se tornaram profundamente desagradáveis de ler, sempre impregnados de ataques e alusões depreciativas a quem tem gostos, preferências ou opções diferentes das do seu autor. Estes artigos demonstram um profundo desprezo, que por vezes chega à injúria, por quem não comunga das opções e não usa equipamento da mesma marca e características que o do seu autor, e o estilo tem vindo a degradar-se constantemente: cada vez mais desbragado e cheio de expressões vernaculares (ainda que disfarçadas por reticências), cada vez mais como se fossem solilóquios e as impressões causadas nos leitores de nada interessassem.
Sei que J. A. é constantemente criticado por alguns leitores. Alguns deles vieram mostrar as suas carantonhas feias aqui no ISO 100, graças a um texto intitulado Novidades da Indústria Fotográfica para o qual J. A. estabeleceu uma hiperligação na Foto Digital (nos tempos em que se dignava responder aos meus e-mails). Os comentários a este texto são esclarecedores quanto àquilo que J. A. tem de suportar por manter um site de fotografia e exprimir opiniões pessoais, mas a verdade é que o administrador da Foto Digital não devia ter enveredado por alusões e ataques constantes nas suas páginas - por mais que os detractores o mereçam. Enquanto formador, aprendi, nos cursos de aperfeiçoamento, que a melhor maneira de lidar com um formando indisciplinado é ignorá-lo ou, se o seu comportamento perturbar as sessões para além do suportável, incutir-lhe respeito pelos colegas, elucidando-o que os outros formandos querem ouvir o que o formador tem a dizer. Apesar de, por vezes, introduzir um ou outro sarcasmo nos meus textos, e de os comentários mais ferozes não deixarem de levar resposta, o que procuro fazer neste blogue é ignorar os ataques e insultos e escrever o que tenho a dizer. Por que não pode J. A. fazer o mesmo, quando é certo que tem muitos mais leitores do que eu - e, por acréscimo, mais responsabilidades?
O website da Foto Digital foi mantido, em parte, com os contributos de alguns leitores - estimo que poucos -, que, mediante a sua contribuição, recebiam o estatuto de «Amigos da FD» e tinham uma secção reservada a eles, a que acediam com um nome de utilizador e uma palavra-passe. Sem uma palavra de satisfação, sem uma explicação ou aviso de qualquer espécie, J. A. eliminou essa secção. Eu não sou mesquinho; não vou exigir que o administrador de um site mantenha a referida secção online por ter contribuído, como se fosse o utente de um serviço público que exigisse todo o género de mordomias do prestador apenas porque pagou. Nada disso: o que o encerramento dessa secção (sem uma explicação que a precedesse) demonstra é um profundo desrespeito pelos leitores. E isto é algo que não estou disposto a tolerar. Posso suportar a sobranceria de alguém que se arroga saber tudo sobre fotografia e ostensivamente humilha quem sabe menos do que ele, posso compreender a amargura de quem quer manter um site de fotografia português e recebe permanentemente críticas e insultos, posso aceitar as opiniões de alguém que entende que o equipamento fabricado pelas marcas da sua preferência é o melhor e tudo o resto é refugo e que os artigos exprimam a preferência pelas marcas que apoiam o website; o que não aceito é a falta de respeito demonstrada por este gesto. O site é do seu administrador, e este pode fazer dele o que muito bem entender; o que não pode é faltar ao respeito aos leitores que de boa fé o apoiaram. Não pode insultar quem não partilha as suas preferências, não pode usar vernáculo nem pode permitir-se a prepotência de amesquinhar e desprezar quem o apoiou. Também é certo que não pode obrigar ninguém a visitar o seu site, mas a verdade é só uma: receber dinheiro dos apoiantes e depois retirar a secção que lhes é dedicada é algo que pode ser muito mal interpretado. Lembra, no limite, aqueles peditórios falsos feitos por pessoas que fazem tudo do dinheiro recebido menos aplicá-lo para os fins anunciados. Não vou exigir o dinheiro de volta, porque não quero baixar o nível - mas sinto-me lesado e desrespeitado. E não devo ser o único.
J. A. assumiu uma atitude de indiferença perante as reacções e consequências daquilo que escreve. Trata os leitores como se todos eles fossem seus inimigos, escreve mais para ele mesmo que para os leitores e dispara em todas as direcções, sem sequer perceber que muitas vezes está a atingir quem o estima(va). Tenho pena que tenha escolhido agir deste modo, porque aprendi muito com ele e estou-lhe grato, mas a verdade é que retiro muito mais prazer de ler os artigos de Michael Johnston no The Online Photographer, ainda que sejam escritos em inglês dos Estados Unidos. Mike é um cavalheiro, uma pessoa educadíssima, de um sentido de humor subtil - embora mordaz - e de uma tolerância notável diante das opiniões alheias. E ser assim não significa que prescinda da frontalidade, que exprime sempre com elevação. Os seus textos são educativos e divertidos de ler, nunca me tendo apercebido de ataques pessoais ou de actos e expressões que demonstrassem desrespeito pelos leitores. E, como seria de esperar, sabe muito de fotografia. Acresce que não pede dinheiro aos leitores.
Que pena não haver um website assim em português de Portugal!      

Sem comentários: